quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Aula 05: Sólidos em Perspectiva


Aula 5: Sólidos em Perspectiva


Bom dia meus caros alunos. Depois de uma semana aperriada cuidando do aniversário da corporação finalmente consegui escrever esta nossa 5ª aula. Hoje continuaremos o assunto da aula anterior, perspectiva.

5.1 Sólidos
Para nós, desenhistas, sólidos (ou volumes) são todas as figuras desenhadas com três dimensões, ou seja, com altura, largura e profundidade.   Para desenhá-los eu proponho dois métodos: rotação e projeção, que veremos agora com mais detalhes.

5.2 Rotação
A primeira metodologia consiste em girar uma figura em torno do próprio eixo, isso dará a impressão que as base da figura assumem um formato circular.
Logo, um triângulo se tornará um cone;

um cubo ou retângulo vai virar um cilindro;

o trapézio se tornará um tronco de cone;

e um circulo virará uma esfera.

5.3 Projeção
Na projeção ligaremos os cantos da figura ao ponto de fuga como vimos na aula anterior. Note que ao traçarmos a figura de trás, ela estará em perspectiva, logo será uma cópia menor da figura da frente.


Lembre que cada ponto da figura terá o seu paralelo na figura projetada. Geralmente os únicos pontos que representamos são os cantos.


Observe que mesmo que não seja uma figura simples, como um triângulo ou um quadrado, é fácil torná-la tridimensional através da projeção.


5.4 Decomposição de forma
Observe esta figura. Nossa missão agora será reproduzir este sólido em um desenho.

Parece fácil, mas não é, pois teremos que ser capazes de imaginar a figura em 3D e 2D quase que ao mesmo tempo. Então, primeiramente vamos decompor nosso prisma. Veja que ele parte de um hexágono.


Se formos decompor esta figura encontraremos um retângulo e dois triângulos, onde o topo de cada triangulo está alinhado com o centro do retângulo central.

Para achar o centro do retângulo trace um X ligando um canto ao outro da figura, o ponto onde elas se cruzam é o centro da forma.

Agora vamos ver em perspectiva.
Vamos considerar que o lado do nosso hexágono em perspectiva é do mesmo tamanho que o em 2d. Logo o lado mais próximo do observador teoricamente tem o mesmo tamanho, mas está em perpectiva, logo ele é uma projeção do lado que está no fundo.

 Agora faremos um X para encontrar o centro desta figura. Lembremos que a distância entre os cantos afastados é o dobro do tamanho de cada lado da nossa figura. Logo a reta que passará pelo X é uma projeção de uma reta imaginária que está centralizada ao lado que está no fundo (fizemos isso para manter as medidas proporcionais).

Os ponto em que a reta que corta o X toca com a projeção da nossa reta imaginária é onde teremos os dois últimos cantos da nossa figura. Agora é só ligar os pontos e projetar a figura.

Draw Trick: Perspectiva com redução de Escala.
Se tivermos quatro personagens caminhando e a distância entre um e outro seja a mesma como representamos isso em perspectiva.


Primeiro temos que colocar aquele que está mais perto do observador em destaque.

Depois definimos onde está o ponto de vista do nosso observador, este será o nosso referencial.

Agora traçamos duas linhas ligando o topo e a base do personagem em destaque ao ponto de fuga.
Agora puxamos uma reta do referencial ao topo da 1primeira personagem.
O ponto desta linha que tocar a linha de fuga que parte da base será o local onde estará na base da 2ª personagem e assim por diante.

Por hoje é só meus caros alunos espero que tenham gostado. No dia 04 não haverá aula, pois estarei fazendo a prova de proficiência em língua japonesa, desejem-me sorte ^_^.
PS: Se você não estiver vendo as animações, basta clicar uma vez em cima da figura que ela se expandirá e a animação começará. Bons desenhos a todos.  






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