Aula 5: Sólidos em Perspectiva
Bom dia meus caros alunos.
Depois de uma semana aperriada cuidando do aniversário da corporação finalmente
consegui escrever esta nossa 5ª aula. Hoje continuaremos o assunto da aula anterior,
perspectiva.
5.1 Sólidos
Para nós, desenhistas,
sólidos (ou volumes) são todas as figuras desenhadas com três dimensões, ou
seja, com altura, largura e profundidade.
Para desenhá-los eu proponho dois métodos: rotação e projeção, que
veremos agora com mais detalhes.
5.2 Rotação
A primeira metodologia
consiste em girar uma figura em torno do próprio eixo, isso dará a impressão
que as base da figura assumem um formato circular.
Logo, um triângulo se
tornará um cone;
um cubo ou retângulo vai
virar um cilindro;
o trapézio se tornará um
tronco de cone;
e um circulo virará uma
esfera.
5.3 Projeção
Na projeção ligaremos os
cantos da figura ao ponto de fuga como vimos na aula anterior. Note que ao
traçarmos a figura de trás, ela estará em perspectiva, logo será uma cópia
menor da figura da frente.
Lembre que cada ponto da
figura terá o seu paralelo na figura projetada. Geralmente os únicos pontos que
representamos são os cantos.
Observe que mesmo que não
seja uma figura simples, como um triângulo ou um quadrado, é fácil torná-la
tridimensional através da projeção.
5.4 Decomposição de forma
Observe esta figura. Nossa
missão agora será reproduzir este sólido em um desenho.
Parece fácil, mas não é,
pois teremos que ser capazes de imaginar a figura em 3D e 2D quase que ao mesmo
tempo. Então, primeiramente vamos decompor nosso prisma. Veja que ele parte de
um hexágono.
Se formos decompor esta
figura encontraremos um retângulo e dois triângulos, onde o topo de cada
triangulo está alinhado com o centro do retângulo central.
Para achar o centro do
retângulo trace um X ligando um canto ao outro da figura, o ponto onde elas se
cruzam é o centro da forma.
Agora vamos ver em
perspectiva.
Vamos considerar que o
lado do nosso hexágono em perspectiva é do mesmo tamanho que o em 2d. Logo o
lado mais próximo do observador teoricamente tem o mesmo tamanho, mas está em
perpectiva, logo ele é uma projeção do lado que está no fundo.
Agora faremos um X para encontrar o centro
desta figura. Lembremos que a distância entre os cantos afastados é o dobro do
tamanho de cada lado da nossa figura. Logo a reta que passará pelo X é uma
projeção de uma reta imaginária que está centralizada ao lado que está no fundo
(fizemos isso para manter as medidas proporcionais).
Os ponto em que a reta que
corta o X toca com a projeção da nossa reta imaginária é onde teremos os dois
últimos cantos da nossa figura. Agora é só ligar os pontos e projetar a figura.
Draw Trick: Perspectiva com redução de
Escala.
Se tivermos quatro personagens
caminhando e a distância entre um e outro seja a mesma como representamos isso
em perspectiva.
Primeiro temos que colocar
aquele que está mais perto do observador em destaque.
Depois definimos onde está
o ponto de vista do nosso observador, este será o nosso referencial.
Agora traçamos duas linhas
ligando o topo e a base do personagem em destaque ao ponto de fuga.
Agora puxamos uma reta do
referencial ao topo da 1primeira personagem.
O ponto desta linha que
tocar a linha de fuga que parte da base será o local onde estará na base da 2ª personagem e assim por
diante.
Por hoje é só meus caros
alunos espero que tenham gostado. No dia 04 não haverá aula, pois estarei fazendo
a prova de proficiência em língua japonesa, desejem-me sorte ^_^.
PS: Se você não estiver
vendo as animações, basta clicar uma vez em cima da figura que ela se expandirá
e a animação começará. Bons desenhos a todos.
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