Aula 4: Perspectiva
M.C. Escher (um gênio da perspectiva) |
Bom dia meus caros alunos. Vamos começar mais uma aula de mangá? Hoje apresentarei para vocês os segredos da perspectiva, e para isso vamos usar bastante a régua.
3.1 Perspeoque????
Perspectiva é uma técnica para dar a impressão de profundidade em um desenho 2D (que só possui a altura e a largura). Ela também faz os objetos próximos parecerem mais perto e os distantes mais longe.
3.2Mostrando é mais fácil de entender:
Olhe como este lanche TriPig’s parasse surreal. O sanduiche é do mesmo tamanho do copo de refrigerante e o pacote de batatas parece mais cheio. Isso acontece porque o desenho foi feito considerando a perspectiva. Então o que está perto parece maior enquanto o que está longe fica menor.
3.3 Desenhando em perspectiva
Primeiro traçamos uma linha (reta não torta) de um lado ao outro da folha, essa será a nossa Linha do Horizonte (LH), depois colocamos nessa linha um ponto que chamaremos de Ponto de Fuga(PF). Agora desenharemos um quadrilátero em qualquer ponto da folha, mas se você desenhar bem em cima do Ponto de Fuga não dará para ver direito o efeito. Agora pegamos a régua e traçamos uma linha que unirá cada canto da nossa figura ao Ponto de Fuga. Depois redesenhamos a nossa figura de forma que as retas da figura dois sejam paralelas as da primeira e que os cantos toque correspondentemente as linhas que vão até o Ponto de Fuga. Depois juntamos as duas figuras reforçando os traços da Linha de Fuga que estão entre elas.
Vamos tentar fazer com outras formas?
Perceba que a perspectiva de um objeto muda de acordo com a posição dele em relação ao Ponto de Fuga. Para exercitar vamos reproduzir o diagrama a baixo.
3.4 Dois pontos de fuga
Sim podemos fazer uma figura com mais de um Ponto de Fuga. Mas perceba que se fizermos um quadrado de frente ele passará a impressão de que é um hexágono, um pentágono ou um trapézio. Se o objetivo for desenhar um paralelepípedo precisamos começar o desenho por um canto.
Primeiro desenhamos a nossa LH (linha do horizonte) e os PF (Ponto de Fuga). Entre os PF faremos uma reta perpendicular a LH. Agora puxamos nossas Linhas de Fuga ligando as extremidades da reta aos Pontos de Fuga, elas devem se cruzar. De cada lado da primeira reta desenharemos outra reta paralela. Agora puxamos as linhas de fuga das extremidades dessas duas novas retas, vejam os efeitos variados que podemos fazer. Vamos reproduzir o esquema abaixo?
3.5 Três pontos de fuga
Quando eu tenho três Pontos de Fuga dois ficam na Linha do Horizonte e o terceiro fica acima dela. Com 3PF termos a impressão de estar olhando a figura de cima ou de baixo (dependendo posição do 3º Ponto de Fuga em relação à LH).
Se o 3º PF estiver acima da LH teremos a impressão de estar olhando a figura de baixo para cima logo se o 3º PF estiver abaixo teremos a impressão de estar olhando a figura de cima para baixo.
Note que o lado que esta alinhado com o 3º Ponto de fuga permanece perpendicular à Linha do Horizonte, porém os outros vão se inclinando cada vez mais, na medida em que se distanciam da LH.
Para criar um cenário a partir de uma foto pasta achar o(s) Ponto(s) de Fuga e traçar as Linhas de Fuga a partir dele. Veja como eu fiz usando um papel vegetal, a foto de uma revista e grafite colorida.
Essa era a foto original. Parece complicado não é? |
Achando o Ponto de Fuga eu fui puxando as retas que formavam as paredes. Olhe como a imagem vai aparecendo naturalmente |
Tcharan! depois foi fácil reproduzir a foto em outra folha |
3.7 Duas linhas do Horizonte
Duas Linhas do Horizonte significa que teremos dois Pontos de Fuga. Só que um sobre o outro. Isso é usado para representar um terreno muito acidentado, com um solo que possui um desnível muito grande ou um terreno aterrado.
3.8 Três Pontos de Fuga sobre a mesma Linha do Horizonte
Se usamos três pontos de fuga sobre a mesma linha do horizonte quer dizer que parte do nosso cenário seguirá o ponto de fuga do centro e de repente haverá uma bifurcação ou um obstáculo que dividirá este caminho em dois. Observe o esquema para entender melhor.
3.9 Reforço da sensação de perspectiva
A perspectiva pode ser reforçada se usarmos alguns artifícios para dar maior destaque ao elemento que está mais perto.
1-Contornos mais Grossos
Faça as linhas da figura de destaque mais grossas. Assim o que está na frente vai se sobressair ao que está no fundo.
2- Claro X escuro
Na hora de colorir ou passar a reticula faça o fundo a figura da frente mais clara. Como o branco reflete melhor a luz a figura da frente irá chamar mais a ateção.
3- Detalhes
Para fazer uma perspectiva mais realista coloque mais detalhes na figura que está na frente e vá omitindo-os na medida em que as imagens se distanciam.
Exercício de Analise
Observe esta imagem do Yoshiyuki Sadamoto. A personagem principal está em perspectiva. Então observe como o braço e a perna que estão de frente estão pintados mais claros que os que estão no fundo. Agora veja que o contorno das partes que estão na frente também é mais firme e levemente mais grosso (isso porque eles não estão muito distantes, só um pouquinho). E repare o tênis que está atrás, ele vai perdendo detalhes, no fundo nem dá mais para ver os furos para o calçado respirar, o mesmo acontece com o pneu da frente da moto.
Desafio: Quem mexeu no meu queijo?
Eu tenho um queijo minas, como vocês podem ver. Só que esta faltando um pedaço. Considerando como verdadeiro que o pedaço que está faltando ainda está aqui, logo que ninguém o comeu, ache a fatia faltante sem desenhar sobre a figura.
Resposta: Se quiser ver a resposta passe o cursor para destacar o texto abaixo. Mas espero que você tenha refletido antes de fazer isso, pois ser capaz de resolver este tipo de problema, que envolve lógica visual, é um pré requisito para se tornar um bom desenhista.
O pedaço que está faltando sempre esteve na própria figura. Basta vira-la de cabeça para baixo, assim o ponto de fuga que estava acima da linha do horizonte passa a estar em baixo, o queijo todo sumirá restando apenas o pedaço que estava faltando.
Obrigado por terem acompanhado e até a próxima. Lembrem-se de continuar desenhando.
Para visualizar as animações clique sobre a imagem. O mesmo vale se você quiser ver a imagem maior.
ResponderExcluir