segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Aula 02: Composição de formas


Bom dia caros alunos, espero que estejam desenhando. Na aula anterior vimos como construir formas geométricas e hoje aprenderemos como vamos empregá-las no desenho.
Mas primeiro precisamos conhecer o espaço que iremos trabalhas.

Equilíbrio da figura.
Em geral usamos uma folha A4 de (297mmX210mm) ou seja dispomos de 623,7cmpara desenhar. Mas a maioria das pessoas limita-se a desenhar em espaços muito pequenos da folha, não aproveitando-a como um todo. Outras já fazem um desenho tão grande que acaba cortando parte da cena desejada. Tem aqueles que também desenham muito de um lado deixando o outro desaproveitado.
Mas a geometria e a composição fotográfica nos dão duas dicas de como evitar esses erros tão comuns.
Quadrantes: A primeira dica é dividir a folha em duas, horizontalmente e verticalmente. Podemos fazer isso com uma reta ou dobrando a folha. Assim a reta do lado maior da folha estará a 14,85cm das bordas e a reta do lado menor estará a 10,5cm.
Esta divisão será usada para desenhar um personagem centralizado ou quando quisermos fazer um desenho simétrico.

Regra dos terços: Na regra dos terços dividiremos a folha em três partes na horizontal e na vertical, formando três colunas e três linhas, logo nove quadrados. No caso do nosso exemplo, cada coluna possui 9,9 cm de largura e cada linha 7,0cm de altura.
Para a figura ganhar destaque, devemos desenhá-la tocando o máximo de cantos do retângulo central ou ocupando quase todo o retângulo central (ou retângulo de ouro) como podemos ver nos esquemas.
 
Primeiro seria bom que todos traçassem essas retas no papel. Mas com o tempo o desenhista vai ganhando a noção desse espaço e não precisará mais fazer isso.

















Exercício
1-Divida a folha usando a regra dos terços.
2-Em cada ponto chave do retângulo de ouro desenhe uma forma geométrica dividindo-as em duas partes aproximadamente iguais pelas retas que formam o retângulo. Faça isso em cada canto até ter quatro formas.
3-Depois, desenhe formas sobre as que já estão no papel. Elas devem cobrir no mínimo um quarto de cada figura, e cada figura deve juntar mais de duas formas.







4-Trace o contorno dos polígonos formados. E apague as linhas de dentro.









5- Agora desenhe dentro deste contorno elementos que possam dar significado para este polígono. Vire a folha, observe e use a criatividade para fazer formas cada vez mais interessantes. Olhe, eu fiz um peixe ^_^
 



Assim percebemos que com a associação de algumas formas simples podemos criar várias figuras complexas. Logo, para simplificar um desenho difícil, como o corpo humano, basta que façamos o caminho inverso. Mas isso abordarei com mais detalhes na próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário