Bom dia meus caros alunos. Este é o primeiro capítulo (ou post) da nossa apostila on-line. Espero que tenham gostado da primeira aula e que continuem o curso com assiduidade e dedicação.
Sobre o curso
As aulas estão acontecendo todos os sábados, na sala 43 da FARES, a partir das 14h. O preço da mensalidade é de R$50. Veja como vale à pena: um lanche para duas pessoas em uma lanchonete tipo Wac Tonald’s (erro proposital) custa quase esse preço e o prazer não acaba em poucas mordidas.
Os alunos
Para participar o aluno deve ter mais de 12anos e gostar de desenhar ou apenas ter a vontade de aprender a arte.
Material
Garanto que todo o material será usado. Nas primeiras aulas o aluno precisa trazer pouca coisa, mas sempre quando for necessário pedirei que tragam algo mais específico, como grafite colorida.
Obrigatório:
Borracha plástica;
Lapiseira: 0.5; 0.7 e 0.9;
Grafite para lapiseira: 0.5; 0.7 e 0.9 maciez entre B e 6B
Grafite colorida para lapiseira: 0.5 ou 0.7;
Duas pastas acrílicas com elástico etiquetadas com o nome do aluno;
Régua, escalímetro ou régua de corte;
Resma de papel tamanho A4 75g/m2;
Bloco de papel canson;
Bloco de papel vegetal;
Caneta Nankin 0.1; 0.3; 0.5 e 0.7
Opcionais:
Lápis de cor não aquarelável;
Lápis de maciez entre B e 6B;
Esquadros;
Gabarito de Círculos;
Compasso;
Exterminador
Aula 1 – Exercícios básicos.
O básico para alguém começar a desenhar é conseguir realizar alguns traços e formas com naturalidade.
1.1Retas
Então a primeira coisa que vamos traçar no papel são as retas. Elas devem ir de um lado ao outro da folha, não devem sair tortas e nem desviar muito do curso.
Draw Trick:
-mantenha um ritmo constante, nem muito rápido, nem devagar.
-Posicione sua mão de forma a não lhe atrapalhar.
-Não force muito a grafite no papel, mas mantenha a mão firme.
-Procure não apoiar muito (ou não apoiar) a mão com que segura o lápis sobre o papel.
-Se tiver dificuldades dobre o papel e trace por cima do vinco. Vá fazendo este exercício até conseguir que a reta saia sem dobrar o papel. Também vale traçar sobre as pautas do caderno.
-Não se decepcione se não sair tão reto quanto com a régua, a mão humana faz traços menos precisos, mas com uma beleza singular.
1.2 Paralelas:
As paralelas são duas retas que não se encostam. Neste exercício varie a distância entre as paralelas e faça algumas com a mesma distância entre elas.
1.3 Curvas:
Entre as paralelas desenhe uma linha curva, como uma onda.
Exercício 1: Faça a curva entre as paralelas, sem tocar as linhas.
Exercício 2: Agora faça a curva tocando as linhas, mas atenção, sua onda não pode passar do espaço limitado.
Exercício 3: Reveze, faça uma curva tocando na paralela e outra próxima, mas sem tocar na reta.
1.2 Formas Geométricas Planas:
O ponto é a primeira unidade do desenho. Dois pontos fazem uma reta, três fazem um plano e quatro um sólido. Agora que vimos a reta, faremos as formas planas.
Triângulo: Disponha três pontos aleatoriamente e junte-os para formar qualquer triângulo. Perceba que fazendo os lados do triângulo reta por reta ele ficará com as pontas mais precisas, mas juntando os pontos sem tirar o lápis do papel (e sem parar) ele tende a ficar com as pontas arredondadas. As duas formas de fazer-lo estão corretas, então acostumemo-nos a fazer as duas.
Quadriláteros: Para fazer qualquer quadrilátero devemos unir dois triângulos. Note que assim como os triângulos temos uma grande variação de formas possíveis. A mesma coisa que foi dita em relação aos ângulos arredondados dos triângulos vale para os quadriláteros.
Elipses e círculos: Para fazer um circulo corretamente devemos praticar muito, mas o importante é fechar a forma, não deixar pontas sobrando e não desenhar-la muito
achatada.
Draw Trick:
-Desenhe uma cruz no papel, cada “braço” da cruz deve ter o mesmo tamanho, depois ligue cada uma das extremidades com linhas curvas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário