Roteiro 01: Comunicação em quadrinhos
Para criarmos qualquer comunicação precisamos de um emissário, um receptor, uma mensagem (em um código comum ao receptor e emissor) e um canal. Nas histórias em quadrinho o emissor é/são o(s) autor(es). A mensagem é a história e o código usado é a escrita e o desenho. O canal fica sendo o papel ou a internet.
A comunicação dos quadrinhos costuma ser em apenas uma via (emissor -> receptor). Mas isso não é uma regra, pois alguns autores mudam o enredo conforme pesquisas e cartas de seus leitores. Assim os receptores passam a fazer parte da construção da mensagem, a história em si.
Agora que esquematizamos a forma como comunicaremos com os quadrinhos podemos fazer uma proposta para nossas histórias. E a base de toda a história é a ideia, o conceito inicial. Vamos ver o exemplo:
-Uma garota
-Na idade média
-Vai entregar doces para a vovó
-indo pelo caminho mais perigoso
Nesta proposta não me atentem ao ano em que acontece a história, ao nome da garota, muito menos a dizer que ela usa uma capa. Pois o que eu precisava era apenas responder quatro perguntas para nortear meu roteiro.
- Quem está envolvido?
-O que ele(s)/ela(s) está/estão fazendo?
-Onde?
-Quando?
Claro que alguns detalhes de história podem mudar, por isso as perguntas não foram respondidas com exatidão e outras como o “Por quê?” e “Como?” não foram feitas. Mas toda hora as páginas de um quadrinho devem responder novamente estas perguntas.
Digamos que eu use as quatro primeiras páginas para apresentar a protagonista. Eu terei de mostrar que é uma garotinha, onde ela vive e que ela está se preparando para sair para um lugar um pouco longe.
Nas próximas duas páginas ela começa a caminhar pelo bosque. Novamente vou ter que mostrar que de novo é a mesma garotinha, agora ela está no bosque, sim, ela está levando uma cesta para a casa da vovozinha e , óbvio, que isso acontece depois dela ter saído de casa.
Perceberam em dois momentos diferentes eu tive que responder novamente as mesmas perguntas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário